Com crescimento do turismo doméstico aluguel de carros se destaca

Por Marcos Arruda

Diferentes áreas da economia foram afetadas durante o ápice da pandemia, e muitas já vêm mostrando sinais de recuperação. É o caso do turismo, que foi um dos mais prejudicados. Contudo foi visível também uma mudança de comportamento na busca por alternativas. Enquanto no auge transportes coletivos como avião e ônibus eram evitados, por conta do distanciamento social.

“O aumento expressivo dos preços das passagens aéreas e o dólar instável seguem refletindo na forte demanda pelos automóveis alugados, o que é um importante indicativo do aquecimento do turismo doméstico”, afirma o presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), Marco Aurélio Nazaré.

Com pagamento por hora, contratos flexíveis e facilidades, como combustível e pedágios incluídos, a locação se mostra uma vantajosa alternativa para quem não abre mão de viajar. Segundo a ABLA, a locação de carros cresceu 33,5% no Brasil em 2021, enquanto o número de usuários cresceu 12,3% em relação ao ano anterior.

 “O brasileiro redescobriu o turismo doméstico. As pessoas passaram a buscar roteiros mais baratos e distâncias mais curtas. Os destinos nacionais se tornaram apostas certas, que combinam perfeitamente com as viagens de carro. As férias de julho representaram um crescimento de 20% da locação diária no comparativo a baixa temporada”, ressalta Marco Aurélio.

A retomada dos eventos e festividades presenciais, como carnaval e São João, também ajudaram a fomentar a atividade. O turismo é responsável pela demanda de 48% da frota total da ABLA que atualmente é de 1.173.357 (mais de 560 mil carros). Aproximadamente 32% são voltados ao aluguel diário para turismo de lazer, enquanto outros 16% são utilizados para o turismo de negócios.

Vale ressaltar que, a mudança de comportamento também se manifestou com relação à visão do automóvel, que deixou de ser visto como posse. “As pessoas que venderam o carro próprio descobriram e migraram para o serviço de carro por assinatura. Com duração de 12 a 48 meses, os contratos podem ser renovados periodicamente”, comenta o executivo.

“Alugar um carro para viajar é um ótimo custo-benefício. As famosas ‘roadtrips’ são uma experiência incrível para compartilhar em família, a dois, entre amigos ou mesmo sozinho”, finaliza o presidente da ABLA.

  • Imagem em destqie: (Divulgação)

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